Tuesday, 29 November 2016

Ajude aqueles que têm dificuldade em escrever e ler

Campanha Solidária Para o Combate à Literacia (CSPL) em Macau


Recebemos da CSPL - Campanha Solidária para o Combate à Literacia - 
um pedido de divulgação da seguinte nota:

Vamos colaborar todos para um futuro melho, mais culto e mais educado. Vamos dar as mãos no combate à Literacia e ajudar aqueles que ainda têm dificuldades no manuseamento dos instrumentos básicos da língua, a Ortografia e a Gramática. Vamos ajudar especialmente aqueles que já são adultos, os que mais sofrem, quase  sempre em silêncio, porque se envergonham das suas limitações. 

Veja-se o caso, que se tornou público recentemente, de Leocardo Emmacau, residente no território, um homem de 42 anos que ignorava como conjugar o Futuro do Indicativo Presente do verbo "Ter", com o pronome oblíquo átono "o", escevendo "terei-o  encontrado" em lugar de "tê-lo-ei encontrado". Pode ajudar de uma forma muito simples: vá ao site de um dicionário como o Priberam, por exemplo, e seleccione a conjugação do verbo "Ter". 

Depois, escolha um  dos tempos verbais, à sorte (por exemplo, o "Imperativo Afirmativo" ou o "Pretérito Imperfeito do Conjuntivo"). Faça um "Screen Save" de um desses tempos, conjugados em todos os pronomes pessoais e envie para: 

Email: leocardoemmacau@yahoo.com
Facebook: Leocardo Emmacau (www.facebook.com/leocardo.emmacau)
Bairro do Oriente: bairrodooriente.blogspot.com
Curtas & Grossas: curtasgrossas.blogspot.com